QD LUTHIERIA e Alden Nobre

Alden Nobre

  

 Alden Nobre iniciou seus estudos musicais em 1988, aos 8 anos de idade, com órgão e teoria musical, passando pra coral infantil na Emia, até iniciar os estudos no violão (popular e erudito) em 1990.

       Aos 14 anos, iniciou seus estudos na guitarra com Affonso Jr. e teoria e prática de conjunto com Quinzinho Oliveira na Free Music School, passando um ano depois para a Guitar Point Institute, do guitarrista Affonso Jr., onde ficou 3 anos estudando com o mesmo.

        Nessa época, teve seus primeiros contatos com banda tocando guitarra, até o Svartalfheim (metal) em 1996, que Alden Nobre reformulou e acabou se tornando o Redammen após o ano 2000.

           A primeira demo batizada de Svartalfheim, teve Leandro Caçoilo (Eterna) nos vocais e Nando Lima (Massacration) na bateria.

            Além de guitarra, tocou também baixo e teclado em bandas underground de metal e eventos diversos. Cantou no Coral da Fundação Santo André regido por Flávio Florence, inclusive com a Orquestra Sinfônica de Santo André nas óperas A Flauta Mágica e O Barbeiro de Sevilha.

           No ano 2000 estudou com o mestre Mozart Mello e fez aulas de canto nesse período também.

           Já lecionava em 1997 com aulas particuçares, mas apenas em 2002 firmou-se como professor, atuando em várias escolas simultâneamente; tocou com a banda Ozzmosis (Ozzy Osbourne Cover); estudou com o guitarrista Edu Ardanuy (Dr. Sin) e ingressou no Coral do Estado de São Paulo, no qual se apresentou em grandes obras como a 9ª Simfonia e a ópera Orfeu em diversas cidades pelo estado, no Festival de Inverso de Campos do Jordão, Sala São Paulo e gravação para TV e rádio.

Nos anos seguintes tocou com bandas cover em bares, bailes, e continuou no Coral do Estado até 2004.

           Em 2003 ingressou no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (antiga ULM e atual EMESP) onde ficou por 6 anos, estudando guitarra, percepção, harmonia popular e tradicional, análise musical (popular e erudita), história da musica ocidental e brasileira, contraponto, violão, prática de banda, composição, etc. Dentre muitos professores, destacam-se Marcelo Munari, Júlio César Figueiredo, Luiz Marchetti, Camilo Carrara, Arrigo Barnabé, dentre outros.

           Em 2005, fez um curso com Kiko Loureiro (Angra/Megadeth).

           Além de aulas particulares, lecionou em dezenas de escolas, inclusive nos locais onde iniciou seus estudos, como Free Music, Guitar Point e Emia.

 

            Entrou no programa de iniciação artística Emiacidade da Secretaria de Cultura da Cidade de Santo André em 2006 (no qual esteve até então), e das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo em 2010.

           Além de encenar (e cantar) teatralmente em óperas eruditas, encenou também na ópera rock Tommy, ao lado de André Matos (Viper/Angra/Shaman/Avantasia).

       

            Dentro do Emiacidade, nasceu um grupo de compositores do ABC (com nomes como Fernando Cavallieri), chamado Ladoabc, no qual Alden começou a expor seu trabalho solo instrumental.

            Além de tocar em bares, fez casamentos pelo grupo Promenade Coral e Orquestra e fez parte do Coral da Cidade de Santo André, fazendo eventos com a orquestra da cidade também.

            Rearranjou, regravou e produziu o Redammen como The Seed of Svartalfheim, lançado em 2009, obtendo uma ótima repercussão da mídia especializada, como as revistas Rock Brigade e Roadie Crew e o site Whiplash.

http://whiplash.net/materias/cds/102716-redammen.html

 

   

            Continuou tocando em outras bandas de metal, como o X-Ray (Gamma Ray Cover), o Lastage e o Eyes of Gaya, e MPB também, como com as cantoras Lia Cordoni (numa temporada após o lançamento do CD Samba-Fusão composto por Jairo Cechin) e Myrian Lopez (em eventos organizados pelo violeiro e compositor Leandro de Abreu, um deles abrindo para Tetê Espíndola).

   

            Tocou na Expo Music 2010 músicas instrumentais na guitarra como endorser.

            Começou a estudar viola caipira e a compor músicas experimentais misturando metal e música regional em seu trabalho, que serviram de estímulo para o trabalho de Tião Satriani, que entrou na Comitiva do Rock em 2012.

            Fez curso de mixagem duas vezes com o produtor Paulo Anhaia (Oficina G3, CPM 22, Velhas Virgens).

Tocou na banda Pastore, do vocalista Mário Pastore, onde além de tocar junto com o Dark Avenger, gravou How Many Tears no Helloween Brazilian Tribute – 30 years of Happiness.

Alden Nobre tem em seu know-how a habilidade de transitar entre o rock/metal, MPB e orquestra, musica regional e étnica, como professor, compositor ou arranjador, em estúdio ou ao vivo, como poucos músicos. Somada a sua experiência e contínuo trabalho com apresentações, gravações, clipes, aulas e outros, mostra que seus caminhos ainda vão o levar muito longe no caminho do êxito e reconhecimento.

Seus próximos trabalhos estão focados na gravação e produção de seu trabalho autoral e com as bandas em que atua.

            

 

Alden Nobre no youtube

 
* Trabalhos com Heavy Metal.
 
 
Expo Music 2010:

Improviso - https://youtu.be/penicOBay7w

Intruders (Redammen) - https://youtu.be/C9lGkCUU1DI

 

Almah:

Birds of Prey Dueto - https://youtu.be/VZ2budBZrik

Birds of Prey Solo - https://youtu.be/52MgsQkKZOQ

Torn - https://youtu.be/Ca8z18T3FjA

 

Redammen:

Intruders - https://youtu.be/Mns7Oaji3TA

Wings Of Immortality to the New Dynasty - https://youtu.be/izPR6oloGz4

Lost Wind (The Seed of Svartalfheim) - https://youtu.be/Rq40v4buGzU

 

Pastore:

How Many Tears (Helloween Tribute) - https://youtu.be/BsvoqRop5lU

 

Eyes of Gaya:

https://youtu.be/W0BuE4HN7c0

 

 

* Trabalhos com Música Regional, MPB e outros ...

 

Lia Cordoni:

https://youtu.be/J3mANySg99E

 

Myrian Lopez:

https://youtu.be/vjRqLqu28cA

 

Poptgroove:

https://youtu.be/-Yig2p7OqPY

 

Programa Emiacidade:

Assum Preto e Sabiá - https://youtu.be/pYK9c6QC8M4

Esperando na Janela - https://youtu.be/yRJ_8idJqy4

Asa Branca - https://youtu.be/b-AJ-bxNpyY

Lá no meu Pé de Serra - https://youtu.be/WbEfDhrjskg

 

Alden Nobre Everywhere.

 
Matérias com "Pastore":
Lançamento do vídeo tributo ao Helloween - http://whiplash.net/materias/news_809/213545-pastore.html